Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa
Inglaterra e França farão uma das partidas das quartas de final da Copa do Mundo, no próximo sábado, às 16 horas. Após o show de Mbapé no primeiro jogo deste domingo, quando a França eliminou a Polônia, a Inglaterra deu um espetáculo de eficieência, coletividade e domínio territorial ao bater o Senegal por 3 a 0 e, assim, se qualificar à próxima fase do Mundial do Qatar. Os gols foram marcados por Henderson, Kane e Saka. Os senegaleses ofereceram resistência até a abertura do placar, mas depois acabaram sendo presa fácil e assistiram a vitória britânica de dentro do campo.
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa foi uma ode à eficiência inglesa. Sem encantar e até se expondo a alguns riscos, a Inglaterra soube controlar o jogo e acabou premiada com dois gols quando a partida já caminhava para o intervalo. Antes disso, porém, foi Senegal quem teve as melhores chances de abrir o placar.
Na primeira delas, aos 22 minutos, Dia finalizou em cima de Stones na grande área e Sarr, no rebote, mandou sobre o gol. Nove minutos depois, foi por muito pouco que Dia não fez 1 a 0. Sarr interceptou passe e serviu o camisa 9 na área, que arrematou uma bomba e Pickford esticou o braço direito para defender.
O susto acordou os ingleses, que, embora controlassem a posse de bola, em momento algum haviam oferecido grande perigo à meta adversária. Quando o fizeram, abriuram o placar. Kane passou a Bellingham, que invadiu a área pela esquerda e tocou para Henderson fazer 1 a 0. No último lance da etapa, nova estocada e novo gol inglês: Bellingham fez grande jogada individual arrancando do meio de campo, passou a Foden e este rolou para o artilheiro Harry Kane ampliar.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa para a Inglaterra começou como terminou a primeira. Já Senegal pareceu não ter se recuperado dos dois gols sofridos na parte final do primeiro tempo. Entregue como um boxeador nas cordas, acabou por levar o direto que o nocautearia aos 11 minutos. Foden iniciou jogada, passou a Kane, o atacante perdeu uma dividida e a sobra ficou com novamente com Foden, que, da esquerda, cruzou para Saka fazer 3 a 0.
O que aconteceu a partir daí foi mera formalidade. Nocauteado em pé, Senegal pouco fez para evitar a eliminação. A Inglaterra poupou alguns dos seus principais jogadores, diminuiu o ritmo e tocou a bola até poder comemorar a vitória após o apito final.