Claudio Fernandes, da Tribuna da Imprensa
Foi um passeio. No segundo jogo da Copa do Mundo, a primeira candidata ao título estreou e – a despeito da fragilidade do adversário – fez jus à fama. Jogando praticamente sem ser incomodada, a Inglaterra goleou o Irã por 6 a 2 e, além de somar os três pontos, fez ótimo saldo com vistas ao primeiro lugar no Grupo B. Os ingleses voltam a campo na próxima sexta, às 16h, para enfrentar os Estados Unidos. Os iranianos buscam a recuperação na mesma data, às 7h, contra o País de Gales.
O JOGO
“Virou passeio”, “Lá vem eles de novo” e qualquer bordão que indique superioridade diante de um time perdido em campo se justifica. Tanto que, quando marcou o primeiro gol, aos 34 minutos, A Inglaterra já havia criado diversas chances, inclusive com uma cabeçada na trave do zagueiro Maguire. A abertura do placar aconteceu com Bellingham. Após bela troca de passes, Shaw cruzou da linha de fundo e o volante cabeceou sem chances de defesa.
Nitidamente atordoado, o Irã facilitou ainda mais as coisas e os próximos gols saíram naturalmente. Aos 42, Maguire escorou após escanteio e Saka emendou de primeira: 2 a 0. Três minutos depois, a Inglaterra acelerou a transição pela direita, Harry Kane cruzou da linha de fundo e Sterling fez 3 a 0.
O Irã voltou com substituições para a segunda etapa, mas o panorama do jogo seguiu o mesmo. Dominando amplamente as ações, o quarto gol era questão de tempo. E aconteceu aos 14 minutos. Sterling serviu Saka na área pela direita, o meia fez o que quis, driblou dois iranianos e marcou um belo gol.
O quarto tento relaxou os ingleses, que cochilaram e permitiram que o Irã diminuísse. Gholizadeh deu ótimo passe para Taremi, que soltou uma bomba. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar, sem qualquer chance para o goleiro Pickford. Eram dezenove minutos do segundo tempo.
O Irã pareceu satisfeito com o gol e voltou a assistir o passeio inglês. Aos 24 minutos, Rashford entrou em campo. Ato contínuo, recebeu bela assistência de Kane na direita da área e, com extrema facilidade, fez Inglaterra 5 a 1.
Aos 44, Wilson arrancou em alta velocidade pela direita e serviu Grealish, que completou sem ser incomodado e deu números finais ao jogo. No último lance do jogo, Taremi cobrou pênalti e fez o segundo gol iraniano.
Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.